Muitos empreendedores, empresários e mentores do mercado digital nos pergunta: Por que é importante registrar minha marca?
#1. Segurança
O princípio mais óbvio é, marca sem registro não tem dono. Mas, quando você registra, você passa a ser dono da Marca.
Sua marca recebe um certificado de registro e ela passa a ser sua propriedade. Inclusive fica de herança, sabia?!
Pois é, sua marca poderá permanecer em sua família para sempre, pois o registro é válido por 10 anos, e você tem prioridade na renovação, ou seja, basta renovar que ela será sempre sua.
#2. Exclusividade
Registrar sua marca no INPI garante exclusividade de uso em todo o território nacional. Portanto, o registro protege seu negócio contra cópias.
A empresa detentora do registro tem o direito de pedir a retirada de marcas iguais ou semelhantes que possam confundir o consumidor.
Muitas vezes, uma notificação extrajudicial já é suficiente para resolver a questão de forma amigável. Mas se não for, o titular pode providenciar as medidas cíveis e criminais cabíveis para defender sua marca, conforme Lei nº 9.279.
#3. Credibilidade
Registrar a marca agrega valor e confiança ao negócio, especialmente quando utilizado o símbolo ®, algo que toda empresa que sua marca registrada pode fazer, seja ela grande ou pequena.
O Registro de Marca confere uma imagem positiva aos seus produtos ou serviços e torna sua marca diferenciada, ajudando a alavancar suas vendas.
#4. Valorização
Marca registrada é marca valorizada. Se você quer atrair investidores, o registro é indispensável, pois ninguém vai querer colocar dinheiro num negócio que não regularizou sua marca.
Além disso, uma marca só poderá ser avaliada, contabilizada, vendida e até mesmo utilizada como garantia em operações financeiras se for registrada.
Lembre-se que algumas marcas podem alcançar cifras bem altas. Veja os exemplos da Amazon (US$ 684 bilhões), Apple (US$ 612 bilhões) e Google (US$ 458 bilhões), que são hoje as mais valiosas do planeta.
#5. Geração de receita
Todo empreendedor é movido pela vontade de crescer, não é mesmo? E duas boas formas de expandir o negócio e gerar mais receita são, sem dúvida, a franquia e o licenciamento para o uso da marca por terceiros.
Contudo, essas alternativas só são possíveis se a marca for registrada. Sem registro, nada feito. Somente marca registrada pode gerar receita por meio de franquia, licenciamento ou venda.